O arquipélago das Ilhas Cook são um paraíso de tirar o fôlego

Image result for O arquipélago das Ilhas Cook são um paraíso de tirar o fôlego

Há cinquenta anos, o arquipélago das Ilhas Cook conseguia a sua independência da Nova Zelândia, se tornando um Estado livre aliado ao país.

Os costumes ancestrais da ilha estão ligados à cultura maori, e são parecidos com os da cultura do Taiti e aos dos nascidos na Nova Zelândia.

Esse arquipélago é formado por quinze ilhas, e está localizado na parte Sul do Oceano Pacífico, entre a Nova Zelândia e as ilhas do Havaí.

As danças maoris das Ilhas Cook são semelhantes com as danças taitianas, e as roupas das mulheres são parecidas também com as do Taiti, com saias feitas de folhagens e duas metades de coco vazias para tapar os seios. Em cada ilha do arquipélago, as danças possuem características próprias.

Mas de todas as ilhas do arquipélago, oito delas que ficam ao norte, são planas quase na sua totalidade e formadas por atóis áridos. As outras sete ilhas localizadas no sul são vulcânicas, apresentando elevações e terras férteis, onde são encontradas a maior parte da população das Ilhas Cook.

A ilha de Rarotonga possui o maior número de habitantes do arquipélago, sendo nessa ilha que fica localizado o aeroporto internacional e a cidade de Avarua, que é a capital. A população total do arquipélago é de treze mil habitantes, sendo que 74% deles vivem na capital, onde a densidade demográfica chega a 55 habitantes por quilômetro quadrado. Muitos habitantes nascidos no arquipélago moram hoje na Nova Zelândia.

O nome dado para as Ilhas Cook foi uma homenagem ao explorador inglês  James Cook,  que chegou nas ilhas em 1770. Mas na realidade elas foram descobertas por Álvaro de Mendaña e Neyra, um navegador espanhol. James Cook reivindicou as ilhas para a coroa inglesa, mas somente em 1888, elas se tornaram um protetorado britânico.

Hoje, o poder executivo das Ilhas Cook é representado pela rainha Elizabeth II da Inglaterra, que é a sua Chefe de Estado. É através de um representante, que ela exerce o poder no local, com um parlamento unicameral formado por 24 membros, que são substituídos de quatro em quatro anos.

As Ilhas Cook possuem um clima tropical e são um destino de férias ideal, para desfrutar a tranquilidade e as praias belíssimas das ilhas.

Localizada na ilha de Aitutaki, a praia de One Foot Island é um dos paraísos do arquipélago, considerada pela OMT (Organização Mundial do Turismo) como uma das principais praias do Pacífico.