Maior ponte de vidro do mundo com quase quinhentos metros é inaugurada na China

Segundo a rede estatal “CCTV”, a maior ponte feita de vidro do mundo em comprimento foi inaugurada na província de Hebei, na China. São 488 metros de extensão e ela fica suspensa a uma altitude de 218 metros.

Ela foi inaugurada em um evento que contou com a presença de cerca de três mil visitantes, que foram os primeiros a atravessar essa ponte e puderam experimentar uma incrível sensação ao passar pelo piso totalmente transparente, que liga os dois penhascos localizados no Parque Hongya. A ponte foi realizada pela empresa Bailu Group, continuando com a tradição chinesa em construir pontes de vidro, já que existem outras no país, como por exemplo a que fica no Parque Natural de Zhangjiajie e a passarela da Montanha Tianmen, que fica colada a um paredão vertical a uma altura de mais de 1.400 metros.

A ponte possui um piso constituído por 1.077 placas feitas de vidro, com uma espessura de somente quatro centímetros. Elas estão suspensas por uma armação fortificada por doze cabos, que apresentam um peso total de 126 toneladas, e que conseguem aguentar abalos sísmicos de magnitude 6 na escala Richter. A ponte também pode suportar furacões que apresentam força 12, o mais forte na Escala de Beaufort.

A mais nova ponte chinesa foi construída para suportar o peso de mais de três mil visitantes, mas por motivos de segurança de todos os turistas, somente podem passar pela ponte seiscentas pessoas de cada vez, foi o que declarou à “CCTV” o diretor da empresa que realizou as obras, Yang Shaobo.

Segundo ele, diversos trabalhadores irão vistoriar todos os dias as condições da ponte. Os funcionários que fazem parte da segurança vão auxiliar os turistas que ficarem com medo de atravessar a ponte, que de acordo ainda com

Yang Shaobo, ela é totalmente sólida e segura.

Anteriormente a ponte mais extensa de vidro do planeta, era a que fica no  Parque Natural de Zhangjiajie,  possuindo 430 metros de extensão e que também fica em território chinês. Embora ela perca em extensão, esse local que serviu de inspiração para o filme “Avatar” e era onde ficavam as Montanhas Aleluia, ainda vai ser considerada a mais alta, já que essa ponte de Zhangjiajie fica suspensa a uma altura de trezentos metros.