Investimento em aplicativo gera 50 milhões de dólares em fretes por mês

Para investir em um negócio nem sempre o empreendedor precisa estar em uma situação que exija mudanças, esse é o caso de Carlos Mira, presidente-executivo da transportadora da família. Depois que ele conheceu o Vale do Silício no ano de 2011, viu as novas oportunidades que poderia encontrar no ramo de caminhões. Na sua visita ao Vale do Silício, juntamente com outros empresários curiosos, Mira entendeu a capacidade que a tecnologia tem para trazer facilidade para diversas operações e funções. O lugar das empresas que em pouco tempo valiam milhões de dólares chamou a atenção de Mira, então a partir dessa viagem veio a ideia da TruckPad, um aplicativo que conecta o caminhoneiro independente à carga.

O tema da palestra em que presenciou na Universidade de Stanford abordou o potencial que os smartphones podem ter para revolucionar os negócios, especialmente nas áreas de comunicação e economia. No momento da palestra, o empresário se recordou dos problemas para contratar caminhoneiros autônomos. Nos Estados Unidos os smartphones já estavam bem populares, no entanto, no Brasil o uso não era tão disseminado entre os caminhoneiros, que também não tinham interesse em obtê-los.

Depois de voltar da viagem, a ideia que estava borbulhando foi contada para o irmão, a intenção era melhorar a estratégia de entregas da empresa, no entanto, a nova ideia não foi bem recebida, o que fez Mira sair com sua parte da empresa para apostar nessa nova visão como empreendedor.

As ideias de Mira estavam a todo vapor para fazer o TruckPad ser um sucesso, com o pouco conhecimento que tinha na área de tecnologia ele foi buscar por mais. Com o auxílio do Edson Rigonatti, da Astella, ele teve as orientações necessárias para se guiar nessa nova vertente do empreendedorismo, além disso, tanto livros como pessoas influentes na área foram apresentadas a Mira.

Depois de alguns testes com caminhoneiros, ele teve um resultado satisfatório para apresentá-lo aos possíveis clientes. Hoje o TruckPad possui aproximadamente 500 mil downloads, com mais de 8 mil empresas que utilizam o aplicativo, e são mais de 50 milhões de dólares em ofertas de fretes por mês.